ABORDAGEM
EDUCACIONAL
POR PRINCÍPIOS
No CCV os princípios cristãos não estão presentes apenas no nome da escola, eles fazem parte da sua missão e da sua metodologia. No colégio entende-se educação em seu sentido amplo como o processo de transmitir à próxima geração conhecimento e valores que a capacitam a uma participação construtiva na sociedade.
Entendemos educação em seu sentido amplo como o processo de transmitir à próxima geração conhecimento e valores que a capacitem a uma participação construtiva na sociedade. Educar uma criança é trabalhar em um projeto de vida, o que compete primordialmente aos pais, como responsáveis diretos pelos resultados.
Conforme apresentada por Rosalie J. Slater (The Principle Approach – F.A.C.E. – Fundation for American Christian Education, EUA), que definiu e estruturou a Abordagem Educacional por Princípios como sendo “um método cristão histórico de raciocínio bíblico, que faz das verdades da Palavra de Deus a base de cada assunto no currículo escolar”.
“Baseia-se na aplicação de quatro passos: Pesquisar, Raciocinar, Relacionar e Registrar, para promover o raciocínio com padrões cristãos e a expansão do entendimento”.
Isso significa que, ao estudar qualquer assunto em sala de aula, os alunos são encorajados a investigar, desenvolver habilidades de raciocínio crítico, relacionar o conteúdo com princípios cristãos e registrar suas descobertas, aplicando esses princípios na prática.
O sistema educacional baseado na Abordagem Educacional por Princípios integraliza filosofia (o porquê), currículo (o quê) e metodologia (o como) cristãs.
O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM ENVOLVE:
-
Pesquisa, raciocínio, relacionamento, registro/aplicação;
-
Caderno de Anotações como instrumento para registro e domínio da aprendizagem pessoal;
-
Abordagem tutorial que identifica o estilo de aprendizagem de cada aluno;
-
Princípios de caráter cristão permeiam todo o processo de ensino e aprendizagem;
-
Perspectiva providencial da História;
-
Participação integrada da família.
Pesquisar
Raciocinar
Registrar
Relacionar
ABORDAGEM EDUCACIONAL POR PRINCÍPIOS (AEP)
Abordagem de ensino e aprendizagem que parte do raciocínio sobre verdades bíblicas, identifica os fundamentos do conhecimento e conduz à reflexão de causa-efeito, visando produzir entendimento realizador e caráter cristão.
Sua aplicação consistente contribui para desenvolver líderes servidores com erudição e cosmovisão cristã, aptos em suas vocações a cumprir o propósito de Deus.
SETE PRINCÍPIOS GOVERNAMENTAIS DA AEP
O PRINCÍPIO DA Semeadura e Colheita
Plantando a semente do autogoverno local
É preciso semear continuamente nos pensamentos, palavras e ações os fundamentos do governo de Deus, para colher os resultados esperados no indivíduo e na sociedade, e assim crescer sustentavelmente.
Referências Bíblicas: Gálatas 6:7, Mateus 7:12
O caráter é a marca de nossa herança cristã
A imagem de Deus manifesta no indivíduo moldado conforme as características de Cristo, impacta positivamente sua vida, seu ambiente e seus relacionamentos.
Referências Bíblicas: Salmos 128:2, Mateus 7:24-26
O princípio de governo cristão
Para ter verdadeira liberdade devemos ser governados internamente, que só é possível quando aprendemos a obedecer a Deus, com Cristo reinando em nossa vida.
Referências Bíblicas:
Provérbios 16:32, I Timóteo 3:5
A forma cristã de governo
O fluxo legítimo de poder vem de Deus por meio de nós e das instituições em que participamos, o que permite equilibrar as funções dele decorrentes (planejar, agir e avaliar - legislativo, executivo e judiciário) para evitar a tirania.
Referências Bíblicas: Isaías 33:22, João 19:11
O princípio da individualidade de Deus
Expresso no próprio Deus e na sua criação, aponta a identidade e a vocação de cada ser com um propósito, e permite variedade complementar entre todos.
Referências Bíblicas: I Coríntios 12: 4-11, Romanos 12: 4-8
A consciência é a propriedade mais sagrada
Começamos zelando por nossa consciência, para então sermos produtivamente responsáveis pela propriedade externa, com tudo que Deus nos confiar.
Referências Bíblicas: Atos 24:16, Mateus 25:21
O princípio cristão da união voluntária
O acordo interno produz união externa de pessoas diversas que compartilham princípios e propósito, nas esferas de vida doméstica, comunitária e de nação.
Referências Bíblicas: Amós 3:3, I Coríntios 1:10
Essa apresentação dos 7 princípios governamentais é introdutória, porém permite conscientizar sobre o significado e propósito de cada um, para tirar o melhor proveito em sua aplicação da AEP.
Texto original AECEP - https://aecep.org.br/seteprincipios/