ABORDAGEM EDUCACIONAL POR PRINCÍPIOS (AEP)

Entendemos educação em seu sentido amplo como o processo de transmitir à próxima geração conhecimento e valores que a capacitem a uma participação construtiva na sociedade. Educar uma criança é trabalhar em um projeto de vida, o que compete primordialmente aos pais, como responsáveis diretos pelos resultados.

Conforme apresentada por Rosalie J. Slater (The Principle Approach – F.A.C.E. – Fundation for American Christian Education, EUA), que definiu e estruturou a Abordagem Educacional por Princípios como sendo “um método cristão histórico de raciocínio bíblico, que faz das verdades da Palavra de Deus a base de cada assunto no currículo escolar”.

“Baseia-se na aplicação de quatro passos: Pesquisar, Raciocinar, Relacionar e Registrar, para promover o raciocínio com padrões cristãos e a expansão do entendimento”.

O sistema educacional baseado na Abordagem Educacional por Princípios integraliza filosofia (o porquê), currículo (o quê) e metodologia (o como) cristãs.

O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM ENVOLVE:

• Pesquisa, raciocínio, relacionamento, registro/aplicação;

• Caderno de Anotações como instrumento para registro e domínio da aprendizagem pessoal;

• Abordagem tutorial que identifica o estilo de aprendizagem de cada aluno;

• Princípios de caráter cristão permeiam todo o processo de ensino e aprendizagem;

• Perspectiva providencial da História;

• Participação integrada da família.

ABORDAGEM EDUCACIONAL POR PRINCÍPIOS

Abordagem de ensino e aprendizagem que parte do raciocínio sobre verdades bíblicas, identifica os fundamentos do conhecimento e conduz à reflexão de causa-efeito, visando produzir entendimento realizador e caráter cristão.
Sua aplicação consistente contribui para desenvolver líderes servidores com erudição e cosmovisão cristã, aptos em suas vocações a cumprir o propósito de Deus.

SETE PRINCÍPIOS GOVERNAMENTAIS DA AEP

Essa apresentação dos 7 princípios governamentais é introdutória, porém permite conscientizar sobre o significado e propósito de cada um, para tirar o melhor proveito em sua aplicação da AEP.

Texto original AECEP - https://aecep.org.br/seteprincipios/